Começando seu próprio negócio

O seu próprio negócio

Para darmos início ao raciocínio do tema deste post, comece respondendo estas três perguntas:

  • Como eu sei se a minha ideia de negócio é boa?
  • Como encontrar uma boa ideia de negócio?
  • Como encontrarei espaço para empreender na minha ideia?

Para que você possa encontrar uma ideia de negócio que realmente valha a pena investir você deve primeiramente analisar você, isso mesmo “Você”. Em que você gostaria de trabalhar a ponto de se apaixonar e manter-se fiel a ela? Talvez um Hobbie, um sonho antigo, uma ideia inusitada. Dê uma pausa nesta etapa da leitura e tente imaginar uma ideia neste sentido, do que você realmente gosta e se sentiria bem em exerce-la.

Pensou? A ideia na maioria das hipóteses precisam ser realmente boas, entretanto vale ressaltar que a ideia obtida deverá valer os esforços. Algumas ideias parecem péssimas e realmente são, como também podem parecer péssimas no início e posteriormente se tornarem grandes sucessos. Mas como não temos uma bola de cristal para prever o futuro do nosso negócio só nos resta aperfeiçoar o potencial de sucesso da nossa ideia.

O Potencial do Negócio

Vamos por a mão na massa!

Quais as habilidades que você possui? Eu por exemplo tenho a habilidade da escrita e do Marketing de Negócios, ao analisar as suas habilidades você pode estar bem próximo de encontrar a sua ideia de negócio em potencial. Então, imagine as atividades que você gosta, pois este é um dos quesitos mais importantes para que você possa enfrentar as dificuldades do início de um empreendimento. Como por exemplo, imagine que você não gosta de Açaí e mesmo assim ter de prová-lo todo dia em sua sorveteria, complicado não é mesmo?

Após analisar as possíveis ideias vamos observar o mundo ao redor dela. A área em que você pretende instala-la possui carência deste tipo de produto / serviço? De qual forma a sua ideia de negócio supriria esta necessidade? Certo, após responder estes questionamentos não se preocupe em ter a ideia perfeita, mas sim uma ideia em Potencial de Negócio mesmo que ainda cheia de dúvidas e preocupações.

Este é o momento ideal de você analisar se esta ideia em potencial vale o seu tempo ou não.

Há mercado para esta ideia?

Após definir a sua potencial ideia tenha a certeza de que existe um mercado (clientes) para ela. Afinal você estará fazendo algo que gosta, em uma área de possível concorrência, haverá procura de clientes para o seu produto / serviço?

Realize uma pesquisa, selecione algumas palavras chave ligadas à sua ideia de negócio acesse um mecanismo de busca e veja se os resultados são bons ou ruins. Há procuras? Estão em E-commerce? Lojas Físicas ou Virtuais? Média de Preço (atente-se que valores podem variar de região para região, procure realizar a pesquisa na região onde pretende realizar o negócio), quais tipos de produtos / serviços vendem?

Após analisar com base na sua potencial ideia os resultados foram Bons ou Ruins?

Não tenha medo de pesquisar a concorrência, faça uma lista do que eles oferecem e o que você pode oferecer melhorando as ideias que eles já praticam no mercado atual, ou seja, como um possível diferencial a ser aplicado no seu negócio, como por exemplo: Posso oferecer um atendimento diferenciado? Melhorar no Marketing? Oferecer um produto / serviço de qualidade? Enfim, são diversas as possibilidades de encontrar diferenciais e aplica-los ao seu negócio.

Capital & Lucratividade

Quando abrimos um negócio visamos a lucratividade não é mesmo? e ninguém quer perder dinheiro e sim ganhar. Portanto, invista um capital imaginando como sua ideia renderá o suficiente para cobrir o capital e ainda lucrar. Se sua ideia envolve venda de produtos busque por distribuidores que ofereçam qualidade alta e preços baixos, agora se for no ramo de prestação de serviços busque colaboradores capacitados e motivados para que possa prestar o serviço com qualidade e excelência.

Seguindo estes princípios no final de um certo período sendo ele a curto ou a longo prazo o saldo final será sem dúvidas sempre positivos!

Feedback

E por último e não menos importante o Feedback, um dos erros que podem arruinar o seu plano é você pular a etapa do Feedback, não guarde sua ideia apenas para você valide ela com seus familiares e amigos e esteja aberto para receber críticas, sugestões e elogios tornando-as construtivas. Pois é a partir delas que você irá molda-las tornando uma ideia passível de realizar de forma segura e lucrativa.

Siga esta lista de tarefas para realizar o seu próprio negócio:

  1. Faça uma lista com suas atividades favoritas (Ex: Hobbies)
  2. Analise quanto você possui de capital para o investimento
  3. Verifique se você possui os mecanismos necessários para o negócio (Ex: distribuidores, local, transporte)
  4. Faça uma lista dos seus amigos e familiares de confiança para lhe dar o feedback sincero sobre o negócio
  5. Com o feedback positivo e todos os requisitos, basta dar início ao seu Próprio Negócio!

E vamos ficando por aqui, mas comentem ai em que vocês decidiram investir?

Acredito que foram ideias maravilhosas e com bastante esforço e dedicação em pouco tempo você estará lucrando bastante e o melhor, com o que você mais ama.

Boa sorte e até breve!

+ Dicas & Notícias